Faça uma Busca

terça-feira, 3 de junho de 2014

Formatos de àudio e Vídeo


_________________________
O que é OGM,AAC, MP3 ou MEPG-4?
Sempre nos deparamos com estas siglas com nomes curtos e sem sentido para alguns leigo e mesmo assim usamos o tempo todo em musicas, videos etc.
Vamos ver alguns aqui...




Fonte: Wikipédia
Menos sobre AAC que foi tirado e traduzido do site da Apple

DVD
DVD (abreviação de Digital Video Disc ou Digital Versatile Disc, em português, Disco Digital de Vídeo ou Disco Digital Versátil). Contém informações digitais, tendo uma maior capacidade de armazenamento que o CD, devido a uma tecnologia óptica superior, além de padrões melhorados de compressão de dados. O DVD foi criado no ano de 1996.
Algumas caracteristicas:
DVD-R: Gravavél apenas uma unica vez.
DVD+R: Gravavél apenas uma unica vez e muito usado em Backup por ser de leitura mais rapida.
DVD+R DL: O DL significa DUAL Layer, isso quer dizer dupla camada e a diferença do DVD+R é que este tipo de Midia tem maior capacidade de armazenamento.
DVD-RW: É um disco regravavél, podemos armazenar e depois apagar os dados contidos neste tipo de Midia.
DVD+RW: Também é um tipo de Midia regravavél...Mas com uma diferença do DVD-RW, ele funciona quase como o HD(disco rigido local) do computador. Enquanto que para gravarmos em um DVD-R, se estiver conpleto, temos que apagar tudo no DVD+RW não precisaremos fazer isso. Apagamos(Exluimos) que queremos e colocamos outro(s) dados no lugar.

DVD9
Normalmente chamado de “dupla-camada reverso-espiral” (RSDL - reverse-spiral dual-layer). Ele permite que se coloque um pouco menos do que 4 horas em apenas um lado do disco, com uma breve (às vezes imperceptível) mudança de camada. Às vezes este formato também é usado para filmes com menos de duas horas, gravando-se tanto a versão “tela cheia” quanto a widescreen do mesmo lado do disco e permitindo-se a escolha da versão através do menu do DVD.

DVDRip
Uma cópia exata do DVD final (o que sai para as lojas). Algumas vezes pode ser a versão do diretor, o que é raro, mas é igual ao DVD comercializado.

DVDSCREENER ou DVDSCR
A qualidade é idêntica à de um DVD comum, porém existe sempre algum tipo de material informativo, em forma de texto passando pela imagem, ou a aparecer durante certo tempo, ou até mesmo ás vezes deixa o filme a preto e branco. Por isso significa que o DVD não é comercial. Este tipo de DVD serve para divulgação e normalmente são distribuídos antes do lançamento, normalmente a jornalistas e imprensa. Em pré-lançamento!

BDSCREENER ou BDSCR
A qualidade é idêntica à de um DVD comum, porém existe sempre algum tipo de material informativo, em forma de texto passando pela imagem, ou a aparecer durante um certo tempo, ou até mesmo ás vezes deixa o filme a preto e branco. Por isso significa que o DVD não é comercial. Este tipo de DVD serve para divulgação e normalmente são distribuídos antes do lançamento, normalmente a jornalistas e imprensa. Em pré-lançamento! Portanto, basicamente é igual ao DVDSCR, mas como é em suporte BluRay tem mais qualidade!

CAM
O CAM é um "rip" feito no cinema, normalmente com uma câmera digital. Às vezes é usado um tripé, mas na maioria das vezes isso não é possível, deixando a filmagem tremida. Devido aos lugares disponíveis no cinema também não serem sempre no centro, pode ser filmado com ângulos diferentes. Se cortado (cropped) adequadamente, é difícil diferenciar, a não ser que tenha legendas na tela, mas muitas vezes os CAM são deixados com bordas pretas na parte de cima e de baixo da tela. O som é gravado com o microfone embutido da câmera e, especialmente em comédias, risadas são ouvidas durante o filme. Devido a esses fatores, a qualidade de som e imagem costuma ser muito ruins, mas às vezes, com sorte, o cinema está quase vazio, apenas baixos ruídos serão ouvidos.

TELESYNC ou TS
Cópia feita numa sala de projeção ou mesmo num cinema vazio com camcorder profissional. O áudio é gravado diretamente da fonte, originando uma boa qualidade no som. A qualidade do vídeo pode variar muito, mas geralmente é superior a CAM.

TELECINE ou TC
Método de gravação de transferência da imagem com equipamento TELECINE sendo de qualidade digital. Sem duvida nenhuma superior ao CAM e ao TS e equiparado a um VHS RIP. Só se encontra este formato em filmes populares vistos o equipamento TELECINE ser bastante caro.

SCREENER ou SCR
Cópia feita do filme em VHS (geralmente VHS para efeitos promocionais ou de críticos, feitas antes do lançamento do filme). A qualidade depende da forma como é ripado e nestes casos é usual encontrar partes a preto & branco.

R5 ou Region 5 Eastern Europe (Região da Europa Oriental 5)
R5 se refere a um formato específico de DVD região 5. Em um esforço para competir com a pirataria, a indústria decidiu criar esse novo formato que é produzido mais rápido e mais barato do que os tradicionais DVDs. O que os difere dos DVDs tradicionais é que os R5 são transferidos diretamente de um telecine sem qualquer tipo de processamento de imagem, e sem nenhum adicional. Às vezes os DVDs R5 são lançados sem áudio em inglês, exigindo que os grupos de pirataria usem o áudio de outra fonte. “Nesse caso o release possui a descrição”. “LINE” para distinguir daqueles que possuem o áudio do original. A qualidade da imagem de um R5 geralmente pode ser comparada com um DVD screener. No final de 2006 alguns grupos como o DREAMLIGHT, mSs e PUKKA passaram a nomear seus Releases de ".R5" e sugeriram a outros grupos que fizessem o mesmo.

VHS-RIP
Uma cópia exata do VHS final, já não se faz muito em novidades pelos novos formatos existentes mas utiliza-se principalmente nos filmes antigos.

WEBRip
É um Rip feito a partir de um Stream do Filme na Net, através de programas próprios para que não perca a qualidade com que ele é transmitido na Internet!

TV-RIP
Simplesmente é um RIP capturado usando caixas digitais de cabo/satélite preferencialmente ou PRE-AIR das alimentações de satélite que emitem direto às emissoras de TV, alguns dias antes da exibição. É capturado com uma placa de TV digital ligada num slot PCI do PC, geralmente dá bons resultados, o formato quase sempre é MPEG ou AVI podendo ser convertido em VCD/SVCD/DivX/XviD.

PDTV/HDTV
Os PDTV são capturados de uma TV com cartão PCI DIGITAL, normalmente gerando os melhores resultados. Muitas vezes vemos o rip rotulado como HDTV também, mas as diferenças entre esses dois termos são apenas técnicas. Os grupos costumam lançar em SVCD, apesar de rips em VCD/SVCD/DivX/XviD serem aceites nos rips de TV.

DDC
Digital Distribution Copy (DDC): Basicamente, o DDC tem uma qualidade parecida à do TELECINE (TC), mas como é em suporte digital, tem um pouco menos qualidade. Noutras palavras, esta versão foi "roubada" de algum sitio restrito, e foi colocada na Net, muito antes do DVD sair!

PPVRip
Os PPVRip's são gravados a partir da TV num sistema Pay-Per-View (PPV), isto é, aqueles filmes que se pagam para ver na TVCabo! A qualidade é quase a mesma que a de uma versão DDC, sendo que têm um pouco mais de qualidade!

Asian Silvers / PDVD
São produzidos pelos bootleggers(contrabandistas) e são comprados por alguns grupos que vendem como se fossem ele os proprietários intelectuais da obra. Silvers são baratos e facilmente encontrados em muitos paíes, e é fácil sair um release, e é o motivo de ter tanta copia momento, principalmente de grupos pequenos que não duram mais que alguns lançamentos. PDVDs são a mesma coisa, mas postos num DVD. Eles têm legendas à parte, e a qualidade usualmente é melhor que os silvers. São ripados como um DVD originais, mas são lançados como VCD.

WORKPRINT ou WP
Um WorkPrint é uma cópia de um filme que não foi terminado. Pode ter cenas incompletas, músicas e a qualidade podem variar. Algum WPs é muito diferente de cópia final e outro pode conter cenas extras. WPs pode ser agradável à coleção. Hoje em dia, muitas ADD (adicionais) de DVD, contêm essas cenas que são cortadas do filme final.

720P
720 é o numero de linhas verticais, enquanto que o P significa Progressive scan ou não entrelaçado. Normalmente tem a resolução de 1280 x 720.

1080P
1080 é o número de linhas verticais, enquanto que o P significa Progressive scan ou não entrelaçado. Normalmente tem a resolução de 1920 x 1080.

1080i
1080 é o número de linhas verticais, enquanto que o i significa entrelaçado ou não Progressive scan. Normalmente tem a resolução de 1920 x 1080.

Exitem outros tipos siglas, veja seus significados.

Dubbed
Significa que o arquivo não está com o áudio original, mas um dublado em outra língua indicada.

DUPE
Duplicada, já foi feito lançamento deste filme anteriormente. Dupe é bem simples, se algo já existe, então não há razão para ele ser lançado de novo sem uma razão séria.

SE (Special Edition)
Edição Especial

EE (Extended Edition)
Versão Estendida

DC (Director’s Cut)
Versão do Diretor

WS
Widescreen(letterbox)

FS
Fullscreen

Watermarks
Muitos filmes vêm da Asian Silvers/PDVD e estes são etiquetados pelas pessoas responsáveis. Normalmente com umas letras/iniciais ou um pequeno logotipo, geralmente encontrados em um dos cantos. Mais famosos são o "Z" "A" e marcas d'água "Globo".

Internal
Os grupos clássicos de DVD fazem muitas releases do tipo INTERNAL. As ripagens do cinema têm uma qualidade mais baixa, então usam o INTERNAL para não baixar a reputação do grupo, ou devido às quantidades de versões já existentes. No princípio o grupo normalmente disponibiliza os filmes apenas a membros.

Limited
Indica que o filme foi apresentado em menos de 250 cinemas, o que é uma taxa de visualização inferior à da maioria dos filmes, daí ser limitada.

DivX Re-Enc
São filmes que geralmente são tirados de um VCD original e recodificados em um pequeno arquivo DivX. Geralmente encontrados em filesharers(arquivos compartilhados), são normalmente com nomes de grupos Film.Name.Group(1of2)..etc.. Grupos comuns “SMR e TND”. Não vale a pena baixar.

RePack
Geralmente é um segundo rip feito normalmente pelo mesmo grupo,onde todos os problemas encontrados no primeiro rip vêm solucionados.

Nuke
Um rip pode ser "NUKADO", por diversas razões (BAD A/R - aspecto ratio, distorção do filme. BAD IVTC - conversão do framerate incorreto, má sincronia Bad Sync,Fakes quando o ficheiro não contêm o que diz no nome etc.) neste caso não se deve optar por estes lançamentos.

Proper
Significa que o primeiro lançamento possuía alguns defeitos, som fora de sincronia, baixa qualidade,etc. Então outro grupo lança novamente o mesmo filme corrigindo os defeitos.

STV
Filmes ripados do DVD que nunca chegaram ao cinema, foram direto para os clubes de video e TVs.

Subbed
Ripagem com legenda embutida,normalmente são do local de origem do filme (a língua da legenda é quase sempre mencionada). Às vezes a seguir aparece uma versão UNSUBBED que tal como o nome indica não tem legendas.

SyncFIX
Normalmente é um patch lançado pelo grupo após detectarem uma falha na sincronia do rip (este patch normalmente resolve a situação).

UNRATED
Filmes sem cortes pela censura internacional,ou por qualquer outras razões.

NFO
Quase sempre um arquivo NFO é fornecido com o filme ou jogo para promover o grupo e dar informação geral sobre o rip, tisl como o formato, a fonte, o tamanho, entre diversas informações. NFO = Informações.

NTSC / PAL
NTSC: National Television System(s) Committee (Comitê Nacional do(s) Sistema(s) de Televisão)
PAL: (Phase Alternating Line);Linha de Fase Alternante.
NTSC e o PAL são dois dos padrões principais usados através do mundo. NTSC tem um frame mais elevado do que o PAL (29fps(NTSC) comparando a 25fps(PAL)), mas o PAL tem uma definição de melhor qualidade. Os dois tipos de padrões podem ter variações, sendo que no Brasil usa-se o padrão PAL-M e nos EUA o NTSC, para TVs, vídeo-cassetes, DVDs.

Bitrate
O Bitrate está directamente ligado à nitidez (qualidade) do filme/música. Quer dizer que em formatos de compressão de áudio e vídeo como MPEG3 e MPEG4, quanto maior for o bitrate mais vezes por segundo o som ou filme original estará sendo reproduzido. O bitrate pode variar, portanto, quanto mais altas as taxas bitrate... mais qualidade de áudio e video.

Frame
A fonte básica de um filme. Um frame representa uma foto. Um filme utiliza geralmente 24 frames por segundo (dobro da quantidade de fotos necessárias passadas constantemente na frente do telespectador e dando assim movimento quadro a quadro).

FPS
Frames per Second ou Quadros por segundo- Expressão relacionado ao frame-rate, que indica o numero de quadros por segundo em um jogo, vídeo , ou qualquer outro tipo de imagem em movimento.

VBR
Bitrate Variável. É possível "ripar" áudio e vídeo com bitrate variável, ou seja, não usa o mesmo bitrate para o arquivo inteiro (como no CBR = Bitrate Constante). Partes com mais ação, por exemplo, vão receber mais bitrate para que a aparência/sonoridade/realidade seja melhor, e assim como partes menos complicadas irão receber menos bitrate. Geralmente arquivos VBR são melhores que CBR.

CODECS
É a abreviação de COder/DECoder ou codificador/decodificador. Equipamento ou programa que converte os sinais analógicos de som, voz e vídeo em sinais digitais e vice-versa. São exemplos de codecs: DivX, XviD (video) e MP3/AC3 (som)...Entre outros formatos.

CODECS DE VÍDEO (DivX / XviD)
Dois codecs de última geração sendo o DivX mais antigo. Estão baseados no formato de compressão MPEG-4, compressão de vídeo de alta qualidade. Alguns chamam o MPEG-4 de "MP3 do vídeo". Com os arquivos em DivX podes ver os filmes com qualidade de DVD som de CD, pode ser visto diretamente computador, XVid já possui uma tecnologia melhor do que o DivX, portanto necessita de computadores mais potentes para ver um filme neste formato. XViD é melhor que o DivX.

SVCD
SVCD é baseado em MPEG-2 (como no DVD), que permite maiores taxas de variáveis até 2500kbits em uma definição de 480x480 (NTSC), que descomprimida em uma relação de aspecto de 4:3. Devido ao bit-rate variável, o comprimento que você pode ocupar em um único CDR não é fixo, geralmente entre 35-60 min.

VCD
É um formato baseado em MPEG-1, com um bit-rate constante de 1150kbit em uma definição de 352x240 (NTSC). VCD's são usados geralmente para obter de uma qualidade mais baixa com o objetivo de tamanhos menores. VCD's e SVCD's são cronometrados nos minutos e não em MB, assim que ao olhar um, parecer maior do que a capacidade de disco e na realidade pode cabe 74min em um CD-R-700 dependendo também do tamanho do arquivo a ser compilado para este formato. Melhor qualidade mais espaço..menor qualidade menos espaço.

XVCD / XSVCD
Estes são basicamente VCD/SVCD melhorados. São ambos capazes de definições e de melhores taxas, muito, mas elevadas. Muito difícil de encontrar.

KVCD ou KSVCD
KVCD é uma modificação ao padrão MPEG-1 e MPEG-2. Habilita criar CDs de 120 minutos com qualidade perto do DVD em CDs de 80 minutos. Porém já existem especificações que geram vídeos de 528x480 (NTSC) e 528x576 (PAL) e MPEG-1 com bitrate variável entre 64kbps e 3000kbps. Usando uma resolução 352x240 (NTSC) ou 352x288 (PAL), é possível "encodar" vídeos com até 360 minutos com qualidade perto de um VCD num CD de 80 min.

KDVD
Formato de arquivo 100% compatível com MPEG_2, capaz de rodar em qualquer DVD Player Standard. Esta tecnologia habilita 6 horas de filme em Full D-1 720x480 num DVD, ou algo em torno de 10 horas em Half D-1 352x480 no meso DVD.

AVI
Audio Video Interleave. Formato de vídeo mais usado em computadores com o Windows. Ele define como o vídeo e os áudios estão juntos um ao outro, sem especificar um codec.

MPEG
É a abreviação de (Motion Picture Expert Group) e é a fonte de pesquisa para formatos de vídeo em geral. Este grupo define padrões em vídeo digital, estão entre eles o padrão MPEG1 (usado nos VCDs), o padrão MPEG2 (usado em DVDs e SVCDS), o padrão MPEG4 e vários padrões de áudio - entre eles MP3 e AAC. Arquivos contendo vídeo MPEG-1 ou MPEG-2 podem usar tanto. mpg quanto .mpeg na extensão.

OGM
É a sigla para Ogg Media File, é um formato container, ou contentor. Ele foi desenvolvido por Tobias Waldvogel e pode fazer várias coisas que o formato AVI mais comum não pode. Elas incluem:

Suporte a capítulos;
Múltiplas trilhas para subtítulos;
Suporte a múltiplas trilhas de vários formatos (MP3, AC3, Vorbis, WAV);
Suporte a audio do Vorbis. Sabe-se que o formato AVI pode ser usado para isso, mas não há modo "oficial" de fazê-lo, o que significa que qualquer tentativa pode ser um hack, ou "gambiarra", incompatível e pouco confiável.
RatDVD
RatDVD é um formato de arquivo altamente comprimido que pode conter todo o conteúdo de um Digital Versatile Disc (DVD) de filmes. Arquivos comprimidos com o ratDVD costumam ter o tamanho reduzido para algo entre 1 e 2 Gigabytes. Atualmente ele só está disponível para o Sistema Operacional Windows da Microsoft. O procedimento do ratDVD é de comprimir um DVD integralmente para um arquivo .ratDVD e usar um reprodutor de DVD compatível com DirectShow para fazer a descompressão. O ratDVD foi somente uma versão prévia do programa atualmente disponível comercialmente fluxDVD. Entretanto, enquanto o ratDVD permitia aos usuários domésticos criar e arquivar seus próprios DVDs, essa função foi omitida no fluxDVD, permitindo apenas aos produtores originais criar e vender os arquivos fluxDVD.

BDRip - Blu-Ray/Disc Rip
Cópia feita a partir da versão Blu-Ray, fazendo-se depois encode para XviD. A resolução é 720p no máximo e a extensão é *.avi. Assim funciona-rá em todos os leitores de DVD. Ésta seja talvez a melhor solução para assistir XviD em leitores de mesa que de suporte a este formato. É notavél a diferença do DVDrip.

BRRip - Blu-Ray Rip
Cópia feita a partir um lançamento Blu-Ray (arquivo 1080p *.mkv), fazendo depois o encode para XviD. Difere do BDRip por não ser diretamente do disco, A qualidade ficará a mesma.

AC3
Dolby é uma marca criada por Ray Dolby, fundador e presidente dos Laboratórios Dolby, uma companhia especializada em compressão e reprodução de áudio. A marca Dolby está associada a duas aplicações diferentes: redução de ruído e som de cinema. O Dolby Digital ou AC3 é um formato de compressão de dados de áudio desenvolvido pela Dolby Laboratories, Inc. que é muito utilizado nos filmes em DVD. Destaca-se pelo sistema que permite armazenar áudio em múltiplos canais independentes. Os formatos de áudio surround são classificados por números, que representam os diferentes canais, ou número de caixas, que o home theater possui. Se você fica um pouco perdido com termos como “áudio surround 5.1”, relaxe. A coisa é mais simples do que parece. A palavra “surround” denomina o efeito “tridimensional”, que dá a impressão de estarmos no meio da ação do filme. O 5.1 é o mais comum e define o sistema surround típico, formado por cinco caixas acústicas (central, frontais e traseiras), além do subwoofer. Todos os equipamentos de home theater e softwares do mercado são configurados para operar em 5.1. Já o 7.1 ou THX EX é o mais novo do mercado. Este formato é capaz de reproduzir 8 canais, o que resulta em um
realismo maior nos efeitos sonoros dos filmes. Há ainda poucos filmes em DVD disponíveis para este formato. É usado em salas de cinema e nos aparelhos de DVD Home theater.

AAC
Devido à sua excepcional performance e qualidade, Advanced Audio Coding (AAC) está no cerne do MPEG-4, 3GPP e 3GPP2 especificações e é o codec de áudio de escolha para a Internet, nas areas de transmissão Wireless e digital. AAC oferece codificação de áudio que comprime muito mais eficientemente do que os formatos antigos, como o MP3, mas oferece uma qualidade que rivaliza com a do CD de áudio sem compressão. AAC foi desenvolvido pelo grupo MPEG que inclui Dolby, Fraunhofer (FhG), AT & T, Sony e Nokia, as empresas que também foram envolvidos no desenvolvimento de codecs de áudio como MP3 e AC3 (também conhecido como Dolby Digital). O codec AAC no QuickTime baseia novo estado da arte da tecnologia de processamento de sinal do Dolby Laboratories e traz a verdadeira taxa de bits variável (VBR) de codificação de áudio para o QuickTime. Por causa de sua incrível qualidade em uma ampla gama de taxas de dados e ratificação como um padrão da indústria, áudio AAC está ganhando ampla adoção no mercado. Por exemplo, todas as músicas vendidas na iTunes Music Store utiliza AAC, para reprodução em desktop ou iPod. AAC também foi adotado por grandes organizações, incluindo as normas ISO MPEG (MPEG-4), 3GPP e 3GPP2, DVB, bem como a rádio por satélite XM. Como resultado de seu suporte a esta tecnologia, o áudio que você criar com o QuickTime é interoperável com uma ampla gama de dispositivos e players de mídia.

Quando comparados lado a lado, AAC prova digna de substituir o MP3 como novo padrão de áudio da Internet. Dê uma olhada estas vantagens AAC sobre o MP3:
  • compressão melhorada fornece resultados de alta qualidade com tamanhos menores de arquivo
  • Suporte para áudio multicanal, oferecendo até 48 canais de freqüência integral áudio com resolução mais alta, resultando em taxas de amostragem até 96 kHz
  • Melhoria da eficiência na decodificação, requerendo menos poder de processamento para decodificar.
Também existem ainda as Extensões de legendas
Adobe Encore DVD (*.txt);
Advanced SubStation Alpha (*.ass);
AQTitle (*.aqt);
Captions 32 (*.txt);
Captions DAT (*.dat);
Captions DAT Text (*.dat);
Captions Inc. (*.txt);
Cheetah (*.asc);
CPC-600 (*.txt);
DKS Subtitle Format (*.dks);
DVD Junior (*.txt);
DVD Subtitle System (*.txt);
DVDSubtitle (*.sub);
FAB Subtitler (*.txt);
IAuthor Script (*.txt);
Inscriber CG (*.txt);
JACOSub 2.7+ (*.jss; *.js);
Karaoke Lyrics LRC (*.lrc);
Karaoke Lyrics VKT (*.vkt);
KoalaPlayer (*.txt) (equal to one of the variations of TMPlayer);
MAC DVD Studio Pro (*.txt);
MacSUB (*.scr);
MicroDVD (*.sub);
MPlayer (*.mpl);
MPlayer2 (*.mpl);
MPSub (*.sub);
OVR Script (*.ovr);
Panimator (*.pan);
Philips SVCD Designer (*.sub);
Phoenix Japanimation Society (*.pjs);
Pinnacle Impression (*.txt); PowerDivX (*.psb);
PowerPixel (*.txt);
QuickTime Text (*.txt);
RealTime (*.rt);
SAMI Captioning (*.smi);
Sasami Script (*.s2k);
SBT (*.sbt);
Sofni (*.sub);
Softitler RTF (*.rtf);
SonicDVD Creator (*.sub);
Sonic Scenarist (*.sst);
Spruce DVDMaestro (*.son);
Spruce Subtitle File (*.stl);
Stream SubText Player (*.sst);
Stream SubText Script (*.ssts);
SubCreator 1.x (*.txt);
SubRip (*.srt); Talvez seja a extensão de legendas mais usada e conhecida.
SubSonic (*.sub);
SubStation Alpha (*.ssa);
SubViewer 1.0 (*.sub);
SubViewer 2.0 (*.sub);
TMPlayer (*.txt) (five different variations);
Turbo Titler (*.txt);
Ulead DVD Workshop 2.0 (*.txt);
ViPlay Subtitle File (*.vsf);
ZeroG (*.zeg);
Vobfiles (*.idx,*.sub) - são arquivos maiores um depende do outro, para visualizar utilize o programa VobSub.

Veja Também;
TP-LINK TL-WR541G/TL-WR542G/TL-WR641G/TL-WR642G
Configurar Modem D-link-DSL-500B e Router DI-604
D-link DIR 600

Veja também
Tutorial Nlite
Tutorial Vlite

Conversores e autoração
Tutorial Format Factory
Tutorial DVD lab Pro
Tutorial convertXtoDVD
Tutorial DVD Flick