Faça uma Busca

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Criar Menu de contexto Windows 7, 8 e 8.1 Parte 1



Atenção: Mexer no Regedit (registro do Sistema) deve-se ter muito cuidado, pois qualquer passo errado pode fazer com que o sistema pare de funcionar. Portanto fica a critério do usuário.
Seguindo o tutorial não haverá erros é somente manter a atenção nos passos.

Temos aqui o menu de contexto da área de trabalho(desktop) que facilita muita coisa na hora em que temos que acessar programas rapidamente apenas clicando com botão direito no desktop, mas podemos melhorar este menu de contexto colocando programas de nossa preferência e que estamos sempre acessando.




O motivo de ensinar como fazer vai além, pois se pode aprender e tirar certos temores como;
"NUNCA MEXA NO REGISTRO OU SEU COMPUTADOR PODE EXPLODIR", 
não vai chegar a tanto, mas prudência nunca é demais.
É claro que também aprenderá segredos interessantes e quase ocultos aos olhos do usuário.
Para começar primeiro vamos escolher um programa simples e leve apenas para abrimos no menu de contexto. Eu escolhi o Notepad++ que é um excelente editor. O caminho do executável, no meu caso é;
"C:\Program Files\Notepad++\notepad++.exe"


Para que não seja copiado o caminho erroneamente faça desta maneira:
Escolha o executável, vamos supor> navegador Firefox.exe
Este é o caminho de onde o arquivo esta:
“C:\Program Files\Mozilla Firefox\firefox.exe”

Nota: Este é o caminho no meu disco local, se escolheu instalar em uma unidade diferente tenha isso como prioridade para não haver erros.

Para copiar o endereço que vamos usar mais a frente:
Segure a tecla SHIFT e ao mesmo tempo clique com o botão direto do mouse.



Guarde este caminho.
A próxima etapa é abrir o Regedit e, portanto abra o menu iniciar e em pesquisar digite:
regedit
Caso Não esteja em uma conta Administrador tem que clicar em executar como Administrador ou não poderá fazer alterações no registro. Veja as imagens abaixo.




Ao abrir o regedit observar varia chaves, pois é assim que elas chamam "chaves do registro" e dentro de cada uma à outra e outras subchaves, mas como pode notar tem sempre uma raiz e são elas que o sistema sabe exatamente onde cada item deve ficar. Não vou aqui entrar em detalhes de que ou o que cada qual faz, mas veja que temos:
HKEY_CLASS_ROOT |
HKEY_CURRENT_USER |
HKEY_LOCAL_MACHINE |
HKEY_USERS
HKEY_CURRENT_CONFIG | 

Pasta/chave pré-definida

Descrição
HKEY_CURRENT_USER Contém a raiz das informações de configuração para o usuário que está conectado no momento. As pastas dos usuários, as cores para a tela e as configurações do Painel de Controle são armazenadas aqui. Estas informações estão associadas ao perfil do usuário. A abreviação da chave é geralmente "HKCU".

HKEY_USERS Contém todos os perfis de usuário ativamente carregados no computador. HKEY_CURRENT_USER é uma subchave de HKEY_USERS. HKEY_USERS é algumas vezes abreviada como "HKU."

HKEY_LOCAL_MACHINE Contém as informações de configuração específicas para o computador (para qualquer usuário). A abreviação dessa chave é geralmente "HKLM".

HKEY_CLASSES_ROOT É uma subchave de HKEY_LOCAL_MACHINE\Software.
As informações armazenadas aqui garantem que o programa correto seja aberto quando você abrir um arquivo usando o Windows Explorer. A abreviação dessa chave é geralmente "HKCR". Ao iniciar o Windows 2000, estas informações são armazenadas nas chaves HKEY_LOCAL_MACHINE e HKEY_CURRENT_USER. A chave HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Classes contém as configurações padrão que podem ser aplicadas a todos os usuários no computador local. 
A chave HKEY_CURRENT_USER\Software\Classes contém as configurações que substituem as configurações padrão e são aplicadas somente ao usuário interativo.

A chave HKEY_CLASSES_ROOT fornece uma exibição do Registro que mescla as informações das duas fontes. HKEY_CLASSES_ROOT também fornece a exibição mesclada para programas criados para as versões anteriores do Windows. Para alterar as configurações do usuário interativo, é necessário alterar HKEY_CURRENT_USER\Software\Classes em vez de HKEY_CLASSES_ROOT. 
Para alterar as configurações padrão, é necessário alterar HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Classes. Se você gravar chaves para uma chave em HKEY_CLASSES_ROOT, o sistema irá armazenar as informações em HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Classes. Se você gravar valores em uma chave em HKEY_CLASSES_ROOT e a chave já existir em HKEY_CURRENT_USER\Software\Classes, o sistema irá armazenas as informações lá e não em HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Classes.

FONTE: Microsoft http://support.microsoft.com/kb/256986/pt-br
_______________________________________________________________________

Agora vamos diretamente ao assunto e para isso clique em editar e depois em localizar:



Digite: desktopbackground e clique em [Localizar próxima] e aguarde...



Ao encontrar a chave vai clicar para expandir como mostra a imagem:



Veja que a uma subchave chamada Shell, expanda também e verá mais quadro (4) subchaves, conforme seu sistema.
É nesta subchave Shell que clicamos sobre ela e escolhemos Novo --> Chave | e daremos um nome a ela.




Nota: Este nome pode ser qualquer um, por exemplo, teste ou até seu nome. Eu vou usar.:
gazatutoriais
Dentro desta subchave vai ser criada outra subchave chamada | command







Clicando sobre á ultima chave criada "command", do lado direito desta janela, onde colocaremos nossos valores. Por padrão você verá apenas este valor:



De dois (2) cliques sobre e observe o campo [Dados do Valor], e é onde colocamos aquele caminho do executável que vamos abrir no menu de contexto. Como dito antes, usarei o caminho do editor Notepad++, mas pode ser qualquer um com tanto que esteja indicando o caminho corretamente. Então ficará assim:

"C:\Program Files\Notepad++\notepad++.exe"



Nota: Navegando pela internet já me deparei pessoas explicando de como colocar ou alterar valores no registro, até ai, tudo bem, mas normalmente quando observamos com mais cuidado estes valores no registro, eles estão entre "Aspas" e a casos que podem acontecer do sistema não ler este valor devido a sua característica.
Para evitar ou pelo sim/não as coloque. Um exemplo o sistema já nos dá, pois quando pressionarmos a tecla SHIFT + o botão direito do mouse ele já faz esta copia com "Aspas".
Depois disso faça um teste clicando na área de trabalho (desktop) com botão direito e veja que seu nome agora esta lá da mesma maneira que os outros programas.



Como podemos ver foi mostrado seu nome no menu contexto e ao clicar foi aberto o programa que você escolheu, mas não é interessante seu nome aparecendo desta maneira o que queremos é o nome do programa.., correto?
Para alterar isso mais uma vez voltamos na subchave com seu nome e alterar o valor. Não mude o nome da desta subchave.



Veja que ao colocar o nome do programa, no exemplo Notepad++, no menu contexto também é modificado e ficando assim mais correto e indicando qual software deve ser aberto.



Agora no menu contexto deverá aparecer assim:



O que de fato acontece neste valor? Acontece que quando o sistema não acha valor algum, portanto (Padrão) "não definido", ele então usa como critério o nome da chave, no nosso caso, da subchave e a interpreta como primária. Quando colocado um valor, então são seguidas as instruções deste valor. Mesmo mostrando o nome correto do programa ainda temos outra mudança que poderemos mudar sem dificuldade alguma. Quando clicamos para ver o menu contexto observe que não a um ícone relativo ao programa e fica até meio fora de estética, mas vamos mudar isso desta maneira...

Volte na mesma subchave que colocamos o nome para o programa e clique com o botão direito



Agora de o nome para este valor que é "Icon" (sem as aspas, por favor).
Veja como é fácil colocar o ícone no nosso programa e é apenas indicar o caminho do nosso programa que no meu caso é:

"C:\Program Files\Notepad++\notepad++.exe"



Existe ainda a possibilidade de posicionarmos este item do menu contexto. Quem tem conhecimento de CSS já se deparou com uma DIV. Aqui é meio parecido, que temos de diferente é que temos três posições básicas e não todos como usado em uma DIV.  Elas são Top, center e Botton. Volte a subchave com seu nome e coloque um Novo > Valor de Cadeia de Caracteres dê este nome "Position" (sem aspas, por favor) e observe o menu contexto do Desktop novamente.



Se voltar a este padrão e apagar o valor "Top", deixar sem nada, ele volta a sua posição padrão sem problemas, pode até mesmo deixar o valor de cadeia de caracteres lá ou se preferir excluir.., fica a seu critério.
Para esta primeira parte esta foi mostrada que não é nenhum "bicho de sete cabeças" mexerem no regedit (registro do sistema), propriamente dito e também sempre tomando e seguindo a risca as instruções aqui passadas.

Aqui foi para entender e como abrir um executável, na próxima etapa verá como abrir bibliotecas e para o final fazer o menu Drop down.