Faça uma Busca

Configurar D-Link DIR 600

Configurar D-Link DIR 600





No tutorial;
Acessando a interface do Roteador
Colocar Rotedor em PPPoE
Configurar Wireless
SSID, nome e senha
Abrir portas

O D-L dir 600 é um roteador de fácil configuração e não terá maiores problemas com este roteador, primeiro terá que certificar que o modem esta ligado ao roteador, esta em Bridge e ter uma conta em um provedor de sua preferência.

Acessando a interface do roteador

Ligue o cabo telefônico ao Modem e da porta WAN do Modem ligue a porta WAN do Roteador D-L Dir 600 e, cabo ligado a qualquer porta LAN do roteador até a placa de rede do PC-desktop. Observe que não é necessariamente preciso configurar em um PC-desktop, pode ser configurado da mesma maneira em um Notebook sem problemas.


Para acessar a interface do roteador temos que saber o IP e, para saber isso á algumas maneiras;

(1º) Pelo manual que acompanha o aparelho.

(2º) Olhamos debaixo do aparelho e teremos as informações de acesso a interface do router.

(3º) Abrindo o Prompt de comando e aqui temos que observar o sistema operacional em uso, no Windows XP > Menu iniciar > Acessorios

No Vista e WIN7 é ir até Menu iniciar > Pesquisar programas e arquivo e digitar CMD

Nos dois caso ira abrir esta janela;

Então o IP do Roteador mostrado em Gateway Padrão ou nos outros exemplos é :
192.168.0.1
Agora abrir o Internet Explorer, Firefox ou qualquer outro navegador e digitar estes números na barra de endereço. Após isso sugira a primeira tela perguntando Name (nome) e Password (senha).


Na primeira vez apenas clicamos em "Login", mas é aconselhável depois de configurar trocar e colocar uma senha mais segura.., veremos mais a frente como fazer.

Depois de clicado em login a próxima janela da interface do roteador será esta:


Depois de configurar ficará como na próxima imagem;


Então temos "Tipo de conexão", "Nome da rede", "Senha de acesso a esta rede" e "Senha de acesso ao roteador". Clique no botão

clique logo abaixo no botão

Coloque exatamente como na imagem;


Veja que esta em PPPoE (Username/Password), isto significa que o roteador é quem fará a conexão automaticamente. Logo abaixo desta opção a tela mudou para que possa entrar com login e senha do seu provedor preferencial. Veja a imagem;

Para finalizar clique no botão
e aguarde...

Neste momento, seu modem estiver ligado, seu roteador conectará.
__
Agora temos que comfigurar o nome da rede, observe que do lado esquerdo temos a opção;
Wireless Settings clique sobre e verá a próxima tela;
Clique no botão
Escolha um nome para esta rede;


Importante: é sempre bom deixar marcada a caixa do "Enable Auto Channel Selection" pela razão de que pode ter mais redes ao seu redor e isso evita comflitos de canais em uso.
Coloque uma senha para esta rede, no momento em que estiver com Notebook ligado verá que na barra de tarefa ao lado do relógio será mostrado ou poderá ser mostrada varias redes, caso existe mais alguma(s) próxima, é somente escolher a sua "a que você deu um nome" e clicar em conectar. Neste momento será perguntada a senha de acesso a esta rede é somente digitar a senha que foi criada por você e não será mais preciso digitá-la no futuro. Veja a tela da senha de acesso a rede Wireless;

Clicamos novamente no botão
e aguadamos...

Quando voltar a primeira tela estará como as indicações da imagem;


Pronto! esta conectado a internet.
____________________________________________________
Agora vamos ver uma coisa que muita gente confunde ou mesmo se perde e acaba desistindo de fazer, isso em qualquer roteador que é abrir portas para determinado programa. Ex: Programas P2P.
Além do firewall, que a maioria das pessoas, coloca a culpa neles. Em alguns casos pode até ser pelo motivo de firewall de alguns antivírus, por esta razão verificar o firewall ativos nestes programas e ver suas configurações, pois ficaria muito longo explicar como funciona cada configuração de cada antivírus aqui.
Abrindo portas no D-Link DIR 600

Chega a ser uma tarefa bem fácil neste e em outros roteadores, já que o principio e o mesmo.
Clique na guia Advanced logo acima:

Depois em Virtual Server nas opções do menu do lado esquerdo;

Veja que nestas janelas as opções como;
Name: Onde iremos dar um nome a esta regra, como exemplo vou usar o DreaMule, portanto um programa P2P. Vou dar o nome desta regra de eMuleTCP e a outra eMuleUDP.
TCP e UDP são protocolos de entrada e saída.
Observe que no meio tem uma opção
Esta opção não precisa ser alterada.
Logo a frente temos;

e

Com é a primeira vez que faz isso será mostrado no lugar de TCP e UDP > All, então escolhemos TCP para primeira regra de porta e em Public e Private repetimos o número da porta que queremos liberar, faremos isso com UDP, a diferença é que colocamos o numero correspondente a esta porta UDP.

Também temos uma opção no meio > Computer Name e é neste momento que escolhemos para qual IP queremos abrir estas portas. Clique e veja o nome do computador que quer, depois clique como indicado na imagem para aparecer o IP da maquina na rede.

Depois que criar as duas regras é somente clicar em;
Pronto! portas abertas...
A diferença de um roteador para outro é que em alguns temos que criar (TCP) e salvar primeiro, depois voltarmos e clicamos novamente Add New para criar a (UDP). Até mesmo liberar pelo firewall do router do, sistema e antivírus.
____________________________________________

Neste momento podemos deixar a rede mais segura mudando a senha de acesso ao roteador D-link DIR 600. Clique na guia Tools e veja logo abaixo, não se esqueça que não tem senha ainda, então o que tem a fazer é digitar os dois campos e em Save Setting. Caso esqueça a senha é somente resetar o aparelho. A um pequeno botão atrás do roteador, isso fará o roteador voltar a seu padrão e terá que configurar tudo novamente, por esta razão use uma senha difícil para outros e nunca para você.
___________________________________________
Veja também;
Outros Modelos Modens e Roteadores
TP-LINK TL-WR541G/TL-WR542G/TL-WR641G/TL-WR642G
Configurar Modem D-link-DSL-500B e Router DI-604

Tutorial Nlite
Tutorial Vlite
Conversores e autoração
Tutorial Format Factory
Tutorial DVD lab Pro
Tutorial convertXtoDVD
Tutorial DVD Flick